Sintomas dos Transtornos na Terceira Idade
Os Transtornos na Terceira Idade, conhecidos também como transtornos de ideias, podem manifestar sintomas diferentes de idoso para idoso, contudo, os mais evidentes e que são um sinal de alerta são:
- Memória debilitada;
- Sensação de medo ou perigo;
- Alterações do comportamento;
- Sensação de desorientação.
Assim sendo, é importante dar uma atenção especial ao idoso, uma vez que doenças associadas como a esquizofrenia, transtornos depressivos, transtorno bipolar, abuso de álcool e outras substâncias, além do suicidio, podem afetar a qualidade de vida e que precisam de intervenção médica imediata.
Como se diagnostica os Transtornos na Terceira Idade?
A princípio, recomenda-se que a pessoa que apresenta um ou mais sintomas característicos dos Transtornos na Terceira Idade, faça uma visita ou seja levado por alguém de confiança, a um médico psiquiatra.
Já no consultório de psiquiatria, além do relato do paciente, outras perguntas serão realizadas, junto com alguns testes que podem incluir o acompanhamento de um médico geriatra, profissional especialista em cuidar da saúde do idoso, e de um neuropsicólogo, para juntos avaliarem o estado do indivíduo de forma abrangente.
Psiquiatria clínica para os Transtornos na Terceira Idade
Sem dúvida, o apoio familiar ou de pessoas próximas são importantes nos casos dos Transtornos na Terceira Idade. Já os tratamentos indicados pelo psiquiatra podem incluir terapias, além da prescrição de medicamentos.
O tratamento clínico tem como objetivo diminuir os sintomas relativos aos transtornos associados, melhorando a sua qualidade de vida.