Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada
O Transtorno de Ansiedade Generalizada pode manifestar sintomas diferentes de pessoa para pessoa, contudo, os mais evidentes e que são um sinal de alerta são:
- Ansiedade excessiva;
- Preocupação exagerada com acontecimentos futuros;
- Fobia social (quando precisa estar em público ou interagir com muitas pessoas);
- Presença de comorbidades psiquiátricas (Síndrome do Pânico e Desordem Compulsiva);
- Alterações no humor com a presença da irritabilidade;
- Tendência a pensamentos catastróficos sobre todas as situações.
Como se diagnostica o Transtorno de Ansiedade Generalizada?
A princípio, recomenda-se que a pessoa que apresenta um ou mais sintomas característicos do Transtorno de Ansiedade Generalizada faça uma visita a um médico psiquiatra.
Já no consultório de psiquiatria, além do relato do paciente, outras perguntas serão realizadas, junto com alguns testes que podem incluir a avaliação de outros especialistas, para um diagnóstico assertivo.
Quando necessário, pode-se solicitar também, exame de sangue ou outros que ajudem a identificar a relacionar o transtorno com alguma outra doença.
Psiquiatria clínica para o Transtorno de Ansiedade Generalizada
O tratamento para o Transtorno de Ansiedade Generalizada é por meio da psiquiatria clínica, com sessões de terapia combinadas com medicamentos ansiolíticos e antidepressivos.
A saber, o tratamento da TAG é eficaz e o paciente, quando segue o tratamento de forma adequada, pode conseguir a melhora total dos sintomas.
Além das indicações anteriores, é possível que o psiquiatra sugira uma adequação do estilo de vida, com a inclusão de atividade física, momentos de lazer, organização da rotina e busca de suporte familiar, de forma que proporcione o bem-estar, consequentemente melhora da saúde geral.