Sintomas do Transtorno Bipolar
Os sintomas do Transtorno Bipolar variam conforme o episódio da doença, ou seja, o paciente pode apresentar sintomas depressivos ou maníacos. Por exemplo:
- Sensação de inutilidade / Sentimento de grandeza;
- Baixa autoestima / Autoestima elevada;
- Irritabilidade e explosões de raiva / Explosão de energia;
- Pensamentos de morte / Pensamentos agitados;
- Isolamento social / Excesso de sociabilidade.
Contudo, a psiquiatria clínica pode ajudar a pessoa com transtorno bipolar a ter uma vida normal e equilibrada, melhorando inclusive, as relações sociais e profissionais, logo, buscar ajuda é o primeiro passo.
Como se diagnostica o Transtorno Bipolar?
A princípio, recomenda-se que a pessoa que apresenta um ou mais sintomas característicos do Transtorno Bipolar, faça uma visita ou seja levado por alguém de confiança, a um médico psiquiatra.
Já no consultório de psiquiatria, além do relato do paciente, outras perguntas serão realizadas, junto com uma série de exames e testes, que poderão confirmar o diagnóstico do transtorno mental.
Psiquiatria clínica para o Transtorno Bipolar
A princípio, o tratamento mais indicado para o Transtorno Bipolar envolve o uso de medicamentos estabilizadores de humor, de modo a tratar o foco que causa a diminuição da qualidade de vida do paciente.
Como complemento, inclui-se a terapia familiar, além da psicoeducação, sendo essa última, uma forma de educar o paciente sobre o transtorno bipolar e as possíveis formas de lidar com os sintomas, incentivando-o na motivação para tratamento.