Dependência química é quando uma pessoa desenvolve o uso constante e compulsivo de uma substância psicoativa capaz de alterar o seu comportamento.

O uso de determinadas substâncias pode causar danos permanentes, podendo ser  físicos e mentais.

Por isso, buscar ajuda médica é fundamental para tratar a causa raiz e evitar que esse dano comprometa a vida por um todo.

imagem que representa um desenho gráfico tratamento dependência quimica

Sintomas da Dependência Química

A princípio, os sintomas da Dependência Química podem ser diferentes de pessoa para pessoa, contudo, os mais evidentes e que são um sinal de alerta são:

• Fissura – vontade intensa de consumo da substância química;
  • Não consegue ter controle e satisfação no uso mínimo;
  • Quando não usa a substância, sente abstinência;
  • Em longo prazo, sente necessidade de aumentar a quantidade da substância;
  • Perde o comprometimento e interesse pelo trabalho, família, amigos etc;

Muitas vezes, a Dependência Química está associada à capacidade de lidar com os problemas ou situações cotidianas, que envolvem tomadas de decisão, relacionamentos sociais, ou ainda a falta de autoestima.

Como se diagnostica a Dependência Química?

A princípio, o diagnóstico de dependência química se refere, sobretudo, ao fato de usar a droga de forma compulsiva .

Já no consultório de psiquiatria, além do relato do paciente, outras perguntas serão realizadas, junto com alguns testes que podem incluir a avaliação médica de outras especialidades com o intuito de tratar a doença de forma ampla, evitando recaídas

Psiquiatria clínica para tratar a Dependência Química

A dependência química tem como tratamento a reabilitação, que ajuda o indivíduo a eliminar o desejo de usar a substância, considerando, também, o motivo emocional que desencadeia o uso da droga.

Quando o tratamento é realizado precocemente, em que o paciente esteja comprometido e se esforçando para a melhoria do distúrbio, as consultas clínicas apresentam resultados satisfatórios, dispensando a necessidade de internação.

Portanto, buscar ajuda psiquiátrica para entender e evitar os mecanismos que desencadeiam a dependência química é o primeiro passo para que a mudança ocorra já de forma definitiva, além disso, contar com o apoio familiar e de amigos neste processo é de suma importância para o paciente.