imagem que representa a logomarca da clinicia am psiquiatria
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Seg a Sexta 08:00 às 17:00

A  Síndrome do Esgotamento Profissional, que recentemente entrou para a lista de doenças ocupacionais, provoca nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos. O indivíduo não consegue mais realizar suas atividades profissionais, pois sente-se pressionado demasiadamente, seja pela competitividade ou excesso de responsabilidade. 

A questão não é que o trabalho em si seja o causador do Burnout, mas sim, a sobrecarga de tarefas e responsabilidades que debilitam a mente e o corpo físico do profissional.

Sintomas do Burnout

O Burnout pode manifestar sintomas diferentes de pessoa para pessoa, contudo, os mais evidentes e que são um sinal de alerta são:

●     Sensação de derrota, insatisfação e frustração com as próprias habilidades profissionais;

●     Manifestações de problemas físicos: dores musculares, enxaquecas e problemas gastrointestinais;

●     Falta de concentração e problemas na memória;

●     Alterações no padrão do sono;

●     Alterações no apetite (compulsão ou repulsa alimentar).

Como se diagnostica o Burnout?

A princípio, recomenda-se que a pessoa que apresenta um ou mais sintomas característicos de Burnout faça uma visita a um médico psiquiatra.

Já no consultório do psiquiatra, além do relato do paciente, serão realizadas algumas perguntas para um diagnóstico mais assertivo.

Psiquiatria contra o Burnout

A boa notícia é que a Síndrome de Burnout tem tratamento. A prescrição de medicamentos, mudanças de hábitos de vida e acompanhamento psicológico são fundamentais para a recuperação de quem sofre deste transtorno.

imagem que representa a logomarca do whatsapp