Assim sendo, o transtorno de ansiedade é caracterizado por sintomas de medo e preocupação excessivos, além de permanente estado de alerta em situações que antes eram vistas como simples e rotineiras.
A hipervigilância, então, um dos sintomas mais característicos do transtorno, começa a mudar o dia a dia do indivíduo, atrapalhando as tomadas de decisões básicas, chegando a comprometer a vida profissional e pessoal.
Sintomas da ansiedade
A ansiedade pode manifestar sintomas diferentes de pessoa para pessoa, contudo, os mais evidentes e que merecem sua atenção são:
- Insônia
- Dor muscular e tensão;
- Medo de falar em público, ficar em grandes multidões;
- Pensamentos catastróficos;
- Medos irracionais;
- Inquietação constante;
- Alterações alimentares (compulsão alimentar ou perda do apetite);
- Sintomas físicos (palpitações, falta de ar, suor frio, aumento da pressão arterial, tontura, sensação de desmaio, boca seca);
- Problemas gastrointestinais relacionados às emoções (enjoo; diarreia).
Como se diagnostica a ansiedade?
O diagnóstico de transtorno de ansiedade é clínico, feito após consulta detalhada acerca dos sintomas do paciente e como eles afetam sua vida nas esferas social, profissional e familiar.
Psiquiatria clínica contra a ansiedade
O tratamento do transtorno de ansiedade é feito através de acompanhamento conjunto de psiquiatra e psicólogo com a utilização de medicamentos e psicoterapia.
Por fim, são necessários ajustes nos hábitos de vida, como atividade física regular e alimentação adequada para melhor efetividade do tratamento.