A ansiedade, também chamada de “reação de luta ou fuga”, faz parte da fisiologia humana, deixando a mente em estado de alerta e atenção em situações de perigo.

Sentir ansiedade antes de um evento importante no trabalho, antes do casamento ou na véspera de uma prova é extremamente comum e aceitável.

Contudo, quando a ansiedade torna-se frequente e geram pensamentos negativos persistentes, a ponto de atrapalhar a rotina, é sinal de que algo está em desequilíbrio.

Assim sendo, o transtorno de ansiedade é caracterizado por sintomas de medo e preocupação excessivos, além de permanente estado de alerta em situações que antes eram vistas como simples e rotineiras.

A hipervigilância, então, um dos sintomas mais característicos do transtorno, começa a mudar o dia a dia do indivíduo, atrapalhando as tomadas de decisões básicas, chegando a comprometer a vida profissional e pessoal.

Sintomas da ansiedade

A ansiedade pode manifestar sintomas diferentes de pessoa para pessoa, contudo, os mais evidentes e que merecem sua atenção são:

• Insônia
  • Dor muscular e tensão;
  • Medo de falar em público, ficar em grandes multidões;
  • Pensamentos catastróficos;
  • Medos irracionais;
  • Inquietação constante;
  • Alterações alimentares (compulsão alimentar ou perda do apetite);
  • Sintomas físicos (palpitações, falta de ar, suor frio, aumento da pressão arterial, tontura, sensação de desmaio, boca seca);
  • Problemas gastrointestinais relacionados às emoções (enjoo; diarreia).

Como se diagnostica a ansiedade?

O diagnóstico de transtorno de ansiedade é clínico, feito após consulta detalhada acerca dos sintomas do paciente e como eles afetam sua vida nas esferas social, profissional e familiar.

Psiquiatria clínica contra a ansiedade

O tratamento do transtorno de ansiedade é feito através de acompanhamento conjunto de psiquiatra e psicólogo com a utilização de medicamentos e psicoterapia.

Por fim, são necessários ajustes nos hábitos de vida, como atividade física regular e alimentação adequada para melhor efetividade do tratamento.