Síndrome de Burnout: 12 sinais do problema
A Síndrome do Burnout é também conhecida como a síndrome do esgotamento, caracterizada pela exaustão em alguma área da vida – que geralmente é a profissional. Trata-se de um quadro clínico que precisa receber a devida atenção, pois traz grandes interferências para a saúde mental e a saúde física, quando atinge níveis mais avançados.
A Síndrome começa a se desenvolver aos poucos, sendo que quanto antes os sintomas forem identificados, mais fácil será a intervenção. Confira a seguir 12 sinais do Burnout e fique atento!
1. Exaustão
O Burnout se caracteriza por um extremo cansaço mental, físico e emocional. O indivíduo sente que não tem energia ou disposição para os afazeres diários, se sentindo desanimado em grande parte do tempo em sua rotina habitual. É claro que isso se inicia aos poucos, mas preste atenção ao cansaço “exagerado” e à sua disposição.
2. Frustração e falta de motivação
O Burnout pode causar a frustração em relação ao trabalho ou ao próprio dia do paciente. O desânimo de se levantar de manhã, o desejo de evitar tarefas e funções e a frustração com a realidade são sintomas comuns. Além disso, outras emoções – como a desilusão, a insatisfação, a desconfiança e o vazio – também podem sinalizá-lo.
3. Dificuldades cognitivas
O esgotamento mental também prejudica a cognição. O Burnout pode afetar a memória, a concentração, a atenção e a nossa forma de raciocinar e resolver problemas.
4. Problemas de relacionamento
O estresse elevado, o cansaço e as inseguranças advindas do Burnout favorecem a propensão a conflitos – ou à fuga exagerada dessas situações. Assim, as relações se tornam mais conturbadas ou afastadas, sem um verdadeiro investimento de energia e dedicação.
5. Hábitos não saudáveis
O foco excessivo no trabalho e o quadro de exaustão reduzem os nossos cuidados com a nossa vida, com a alimentação, com o sono e com a prática de atividades físicas. É comum que surjam vícios para tentar ter mais energia ou disposição, ou mesmo para sentir prazer diante da frustração. As drogas e a cafeína são exemplos dessa situação. A automedicação, por sua vez, torna-se um hábito para auxiliar no sono e para aliviar as dores de cabeça, por exemplo.
6. Insônia
Os pacientes com Burnout costumam relatar um sono de pouca qualidade. Eles demoram a conseguir dormir, acordam muitas vezes durante a noite ou até passam a noite em claro.
7. Foco excessivo no trabalho
O Burnout faz com que o paciente se dedique excessivamente ao trabalho, por mais que ele esteja cansado. O indivíduo faz tarefas em seus momentos de lazer ou responde aos seus e-mails enquanto está com a família, por exemplo, de modo que a carreira domina todas as áreas da sua vida.
8. Tensão excessiva
O indivíduo com Burnout sente que está “no limite”, com altos níveis de ansiedade e preocupação. A tensão é frequente e ele se irrita com facilidade.
9. Isolamento
A Síndrome do Burnout também pode causar a vontade de se isolar. O indivíduo se irrita quando tenta falar com ele, deixa de responder os colegas e a família e evita o contato social.
10. Autoafirmação
A autoestima do indivíduo com Burnout pode passar a se relacionar somente com o trabalho. Ele não se sente bem em outras áreas da vida, mas quer mostrar-se um profissional superior e se afirmar em qualquer situação. O paciente pode desmerecer o trabalho de seus colegas, criticá-los ou difamá-los diante de outras pessoas.
11. Negação e intolerância
O indivíduo com Burnout pode não reconhecer que está com um problema. Ele entra em negação e pode se tornar agressivo com os colegas e entes queridos que querem ajudá-lo.
12. Problemas de saúde física
A Síndrome do Burnout, por fim, reflete na saúde física. O indivíduo tem dores de cabeça com frequência, pode ter dores musculares e desenvolver quadros de problemas cardíacos, gastrointestinais e vasculares. Sua imunidade cai e ele se torna mais propenso a infecções.
Esses são alguns dos principais sintomas da Síndrome de Burnout. Se você se identificou com alguns deles, não deixe de procurar ajuda profissional. Com o cuidado adequado essa questão pode ser contornada!