Qual a importância de cuidar da saúde mental?
Na correria do dia a dia os cuidados com a saúde mental podem ficar esquecidos, mas eles são fundamentais para a nossa vida pessoal, social e profissional. Não devemos subestimar ou menosprezar esses cuidados, mas sim compreender do que se tratam e buscar maneiras simples de cultivá-los.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre a saúde mental, a sua importância e as formas de promovê-la. Continue sua leitura e aproveite!
O que é saúde mental?
A saúde mental não se resume à ausência de doenças, mas à nossa forma de lidar com a vida e à maneira como enfrentamos as situações. Ela consiste no desenvolvimento do equilíbrio emocional, não deixando de vivenciar as emoções negativas, mas sabendo acolhê-las e não deixando que nos dominem o tempo inteiro.
Validar os nossos desejos, aceitar nossas limitações e compreender nossas interações com os outros são alguns dos aspectos que fazem parte dessa temática. Além disso, é importante cultivar o bem-estar e evitar os excessos nas diferentes áreas da vida – como no trabalho, por exemplo –, de modo a encontrar variadas fontes de satisfação. A saúde mental é influenciada por:
- fatores ambientais – ocorrências no nosso entorno e atitudes alheias;
- quantidade de carga mental;
- alimentação, vícios e hábitos do dia a dia;
- fatores genéticos e fisiológicos.
Todas essas questões podem ser trabalhadas para uma mente mais saudável. Entenda a importância de cuidar da saúde mental!
Por que cuidar da saúde mental?
A nossa saúde funciona de forma integrada: o bem-estar do corpo influencia a nossa mente, o que interfere nas relações interpessoais e vice-versa. A saúde mental tem grande influência sobre o nosso dia de modo geral. Conheça as suas implicações!
Impactos na qualidade de vida
A saúde mental está ligada às emoções, a como nos sentimos a cada dia e a como experienciamos cada situação. Se ela não for bem cuidada, a ansiedade, o vazio, a tristeza e o estresse serão mais frequentes, podendo chegar ao ponto de se tornar patologias.
Tomada de decisões
A saúde mental influencia na nossa concentração, na memória e no raciocínio, interferindo no desempenho diário e nas tomadas de decisão. A saúde mental elevada nos leva a investir em nossos desejos e objetivos, a buscar coisas novas e a expandir nossa percepção.
Formação e manutenção de vínculos
Vale lembrar, por fim, que a saúde mental interfere na nossa comunicação, interação e relações pessoais. Ela influencia na quantidade de conflitos com o outro, na nossa forma de lidar com problemas e na construção de bons relacionamentos, que sejam saudáveis para nós mesmos e para os demais.
Como cuidar da nossa saúde mental?
Existem vários cuidados que podem promover a saúde mental. A ajuda profissional – de psicólogos e psiquiatras – faz toda a diferença para lidar com as emoções e encontrar outros caminhos para com desafios. Outras atitudes que podem ser adotadas incluem:
- a prática do autocuidado, com momentos para descansar, relaxar e cuidar de si;
- o investimento no lazer, com momentos de diversão e experiências prazerosas – o que pode ser construído de forma simples, com a leitura de um bom livro ou um encontro com os amigos, por exemplo;
- a prática de leitura, escrita e de jogos de raciocínio, para estimular as habilidades mentais;
- a prática de esportes e atividades físicas, que funcionam como distrações e liberam hormônios do prazer;
- a construção de uma rede de apoio, com pessoas de confiança que nos acolham e nos incentivem sempre para o melhor.
- a elaboração de uma rotina saudável, com harmonia dentro das nossas possibilidades e um sono de qualidade.
Agora você conhece a importância de cuidar da saúde mental e como colocar isso em prática! Para mais informações, não deixe de entrar em contato!