O que faz um psiquiatra?
A saber, o psiquiatra é um profissional formado em medicina e especializado em psiquiatria, com residência médica em campo, sendo responsável por diagnosticar, prevenir, reabilitar e tratar os assuntos de ordem mental do ser humano.
Assim sendo é o psiquiatra que pode ajudar crianças, adolescentes, adultos e idosos com transtornos e doenças mentais, que podem ser de origem congênita ou adquirida (eventos traumáticos ao longo da vida).
Logo, o psiquiatra atua de acordo com sua especialidade médica, pautada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da APA: DSM-5, um documento universal que inclui descrições, sintomas e outras bases para a realização de um diagnóstico ao paciente.
O que trata o psiquiatra?
Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente quando a pessoa sente a necessidade de buscar ajuda, mas não sabe qual especialista procurar.
Portanto, é de responsabilidade do médico psiquiatra tratar indivíduos que estejam sofrendo de:
- Dependência Química;
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade;
- Depressão e Ansiedade Generalizada;
- Transtorno Bipolar;
- Esquizofrenia;
- Burnout;
- Síndrome do Pânico;
- Entre outras.
Esses, a princípio, são alguns dos 300 transtornos mentais conhecidos, que afetam grande parte da população mundial, independentemente da classe social, gênero ou idade, o que demonstra a importância de conscientizar cada vez mais o assunto saúde mental, e desmistificar ideias que bloqueiam a melhora do bem-estar.
Assim sendo, para que o paciente tenha um tratamento adequado, o psiquiatra pode ajudar com a prescrição de medicamentos, elaboração de diagnósticos, condução de procedimentos médicos, além de solicitar a internação e fazer psicoterapia.
Quando devo procurar um psiquiatra?
Sabemos que a iniciativa de procurar um psiquiatra é repleta de pensamentos e incertezas, contudo, saiba que é uma decisão positiva, que simboliza a tentativa de viver melhor ou lidar de uma maneira diferente com alguma situação desagradavel.
Mas sabemos também que na correria do dia a dia é difícil associar os sintomas de baixa qualidade mental aos pontos que estejam influenciando sua vida, por isso, listamos alguns a seguir para você se auto avaliar:
- Mudanças de humor frequentes;
- Alteração no padrão do sono (insônia ou sonolência);
- Alterações no apetite (compulsão ou repulsão);
- Abuso de substâncias químicas;
- Ouvir vozes;
- Sentir desconforto mental, mas não sabe dizer o que é;
- Exaustão mental.
Quais os sintomas psiquiátricos mais comuns?
A seguir, você verá alguns sintomas psiquiátricos mais comuns, e que vale a sua atenção:
- Diminuição ou ausência de vontade nas atividades cotidianas;
- Perda de motivação na área profissional ou acadêmica;
- Dificuldade de concentração e problemas de memória;
- Estado de hipervigilância;
- Medo constante;
- Narcisismo;
- Pensamentos suicidas;
- Hiperatividade;
- Desejo de isolar-se de amigos e familiares;
- Problemas gastrointestinais associados ao medo ou à ansiedade.
E claro, ainda há outros sintomas que podem se relacionar com doenças ou transtornos mentais, e que se você sente algum desconforto, e que deseja melhorar, agende uma consulta pelo WhatsApp com a A.M. Psiquiatria.