Depressão Maior: Quais são os principais sintomas?

A depressão é uma das maiores causas de incapacidade no mundo e são diversos os sintomas que uma pessoa deprimida pode apresentar. Os mais comuns são tristeza e perda de prazer, ou seja, o humor pode permanecer deprimido na maior parte dos dias e algumas atividades que antes eram fonte de prazer, passam a ser vistas com indiferença pelo paciente.

Quais os principais sintomas de uma pessoa com depressão?

• Humor deprimido, ou seja, tristeza na maior parte dos dias;
  • O choro pode ser frequente;
  • Irritabilidade aumentada;
  • Desânimo;
  • Perda de prazer em atividades que antes eram prazerosas;
  • Pessimismo;
  • Sentimento excessivo de culpa;
  • Cansaço fácil;
  • Ideias de morte;
  • O apetite pode estar aumentado ou reduzido;
  • Alterações do sono;
  • Outros sintomas: concentração diminuída, esquecimentos, dificuldade para tomar decisões, etc.

Como pode perceber, os sintomas são diversos e os quadros variam, ou seja, sua apresentação é heterogênea. Exemplo: nem todos pacientes com depressão vão cursar com tristeza, alguns podem apresentar aumento de apetite, outros podem apresentar redução, em alguns o quadro depressivo será mais leve, em outros será mais grave.

O importante é entender que a depressão possui tratamento e quanto mais cedo começarmos a tratar, melhor será o prognóstico, ou seja, a chance de melhorar será maior.

Como é o tratamento da Depressão?

Todo tratamento começa com um diagnóstico. Se você se identificou com algum dos sintomas citados ou conhece alguém que pode estar com Depressão, a avaliação psiquiátrica é necessária. Um profissional pode indicar o tratamento mais adequado para você, de acordo com suas necessidades e sintomas apresentados.