TDAH: Quais os benefícios do tratamento adequado?
Pacientes com TDAH não tratado apresentam diversos sintomas prejudiciais à sua funcionalidade. Conheça alguns benefícios do tratamento!
O TDAH aparece geralmente na primeira infância, mas pode não ser diagnosticado nessa fase, acredita-se, inclusive, que seja um transtorno que permanece ao longo da vida, trazendo sintomas prejudiciais na vida adulta.
O diagnóstico correto é essencial para a escolha do melhor tratamento para cada paciente, que envolve a participação de medicamentos psicoestimulantes e psicoterapia.
O tratamento pode trazer alívio aos sintomas de desatenção e hiperatividade, melhorando de forma significativa a funcionalidade. Exemplos:
- Melhora do desempenho acadêmico;
- – Pacientes com TDAH podem sofrer com desempenho abaixo da sua capacidade intelectual.
- Melhora da autoestima;
- Muitos pacientes com TDAH não tratado são vistos como preguiçosos ou desleixados.
- Maior controle dos comportamentos impulsivos e menos sintomas ansiosos;
- As oscilações de humor se tornam menos frequentes;
- Melhora nas relações interpessoais.
- É muito comum o paciente com TDAH esquecer compromissos, ser visto como desatento e como alguém não confiável, devido aos sintomas de desatenção. Os sintomas podem prejudicar a relação com o outro, trazendo repercussões negativas e duradouras.
Existem outros benefícios do tratamento, que vão depender dos sintomas apresentados por cada paciente, já que os quadros podem ser bastante heterogêneos. Caso você tenha alguma suspeita de ter o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, busque ajuda, o tratamento pode mudar a sua vida!