imagem que representa a logomarca da clinicia am psiquiatria
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Seg a Sexta 08:00 às 17:00

Como posso ajudar meu parceiro (a) com Transtorno Mental?

Quando estamos em um relacionamento amoroso, desejamos o bem-estar da pessoa ao nosso lado e quando observamos que algo não vai bem, é normal que venha a preocupação e a vontade de ajudar. No entanto, é preciso esclarecer alguns pontos que geram dúvidas na hora de auxiliarmos alguém que esteja vivenciando algum transtorno mental. Afinal, pode ser algo novo e é normal não saber como agir inicialmente. Então, o que posso fazer?

Entender o que está acontecendo é o primeiro passo!

Converse com seu parceiro, pergunte se está tudo bem e ouça o que ele tem a dizer. Nesses momentos, o melhor é ouvir, evite ficar falando sobre suas próprias experiências e, principalmente, evite julgamentos! Nunca desconsidere o grau de sofrimento que seu parceiro ou parceira está vivenciando. Frases como: “isso é besteira” ou “isso é coisa da sua cabeça” podem piorar a situação e afastá-lo de você.

Escuta acolhedora

Respeito e acolhimento na hora de ouvir vão trazer mais conforto e aliviar momentos de angústia. É possível que a pessoa seja resistente a dizer o que está sentindo, nesses casos não pressione, mas se mostre disponível e estimule de maneira calma e acolhedora que ela fale sobre pensamentos e sentimentos que a fazem se sentir dessa forma.

Estimule a busca por ajuda profissional

Auxílio profissional é necessário para quem possui transtorno mental, o tratamento mais adequado pode devolver a qualidade de vida e amenizar o sofrimento. Lembre-se que a automedicação precisa ser evitada! Buscar um psiquiatra ou psicólogo é essencial nesse primeiro momento.

Paciência

O tratamento é longo e o resultado não é imediato, é preciso paciência e persistência! Leia sobre o transtorno que acomete seu parceiro ou parceira, busque informações e, talvez, até ajuda profissional para você pode ser necessária. Muitas vezes, no processo de auxiliar o outro, o cuidador pode acabar se distraindo da própria saúde.

Enfim,

Esperamos que essa postagem tenha te ajudado a pensar em formas de ajudar a pessoa ao seu lado! O seu apoio em conjunto com o tratamento adequado serão significativos nesse processo.

imagem que representa a logomarca do whatsapp