Síndrome do pânico: quais os sintomas físicos e tratamentos?
A síndrome do pânico é uma ocorrência muito comum na nossa atualidade, o que apenas se ampliou após a pandemia da COVID-19. Compreender os sintomas de uma crise de pânico é um cuidado fundamental, não somente para a nossa própria saúde mental, mas também para fornecer auxílio aos nossos amigos e familiares.
No conteúdo de hoje você vai saber mais a respeito dessa síndrome e dos seus sintomas principais. Continue a leitura com atenção!
O que é a síndrome do pânico?
A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade, cujas crises podem acometer qualquer pessoa em um momento inesperado. Essas crises provocam emoções muito intensas — como medo e desespero — e podem surgir de uma maneira repentina, mesmo quando não há nenhuma razão aparente.
O indivíduo que lida com a síndrome do pânico pode começar a se isolar e a limitar suas vivências por medo de desencadear novas crises, sentindo também vergonha e apreensão em relação à reação das outras pessoas. Essas questões podem ser alteradas com um bom tratamento e a qualidade de vida do paciente pode ser restaurada.
Ainda não se conhece, exatamente, quais são as causas da síndrome do pânico. Ela pode estar associada, porém, a fatores como o estresse excessivo no dia a dia, o vício em álcool e em outras drogas, o uso de certas medicações e o medo em relação às mudanças da vida. Fatores genéticos também podem ser considerados para essa avaliação.
Quais são os principais sintomas da síndrome do pânico?
Um ataque de pânico pode gerar sintomas físicos e emocionais, podendo ser confundido, inclusive, com um ataque do coração ou um problema na tireoide. Conheça a seguir os principais sinais desse transtorno!
Sintomas físicos da crise de pânico
Os sintomas físicos incluem:
- elevação dos batimentos cardíacos;
- palpitação;
- suor;
- calor ou calafrios;
- dificuldade para respirar ou falta de ar;
- tremor;
- tonturas;
- dores ou desconfortos no peito;
- náuseas ou desconforto abdominal;
- sensação de dormência ou de formigamento.
Sintomas psicológicos da crise de pânico
Os sintomas psicológicos, por sua vez, são:
- entorpecimento;
- sensação de medo extremo ou pavor;
- medo de morrer ou de enlouquecer;
- sensação de irrealidade ou de estar fora do próprio corpo.
Como funciona o tratamento para a síndrome do pânico?
Quando alguém demonstra alguns dos sintomas mencionados anteriormente, a primeira coisa a se fazer é procurar um atendimento de urgência — já que é preciso descartar a hipótese de um ataque cardíaco. Quando não são encontradas causas físicas para os sinais, é preciso se consultar com um profissional da área da saúde mental, como um psicólogo especializado ou um psiquiatra.
Esse profissional realiza uma análise da sua situação e, se baseando em suas demandas particulares, define o melhor tratamento a ser efetuado. Pode ser necessário o uso de medicações e a prática da psicoterapia, por exemplo, que são muito eficientes para o controle e a diminuição dos ataques.
Não tenha medo de se abrir para o profissional ou de se submeter ao tratamento. Com o acompanhamento adequado, você construirá muito mais qualidade de vida, segurança e bem-estar.
Agora você já conhece os sintomas e os tratamentos para a síndrome do pânico! Se você lida com esse transtorno de ansiedade, agende um horário com nossos profissionais e venha conversar. Estamos à disposição para te atender com ética, sigilo e responsabilidade