Quais os principais sintomas de depressão em idosos?
A depressão é um transtorno mental que pode se manifestar em indivíduos de todas as faixas etárias, demonstrando algumas variações de sintomas de acordo com a idade. É importante compreender esse tipo de variação para que a doença não passe despercebida e receba um bom tratamento o quanto antes, então continue sua leitura e conheça os sintomas da depressão em idosos!
Quais são os sintomas da depressão em idosos?
Os idosos podem experienciar a depressão de maneira diferente do restante dos adultos, de forma que os seus sintomas costumam ser confundidos com “coisas da idade” e podem até mesmo ser ignorados pelas pessoas ao seu redor. Quando falamos de transtornos na terceira idade, porém, é mais importante do que nunca prestar atenção aos pequenos detalhes — que podem, inclusive, sinalizar demências ou problemas como o Parkinson em seus estágios iniciais.
A depressão pode acometer os idosos lúcidos e aqueles com demências ou outras alterações mentais. Assim, procure a ajuda de um especialista caso sejam identificados alguns dos seguintes sinais:
- alterações no sono (como insônia ou dificuldades para dormir);
- falta de apetite;
- dores corporais;
- falhas na memória;
- isolamento social ou familiar;
- sintomas de ansiedade;
- desorientação;
- tristeza profunda (mesmo sem um motivo aparente);
- alterações rápidas de humor;
- cansaço excessivo ou falta de ânimo para as atividades diárias.
Quais fatores podem estar relacionados com a depressão em idosos?
A depressão pode estar associada a elementos fisiológicos, genéticos e ambientais, de modo que um idoso pode ser acometido tendo ou não vivenciado essa doença anteriormente, em outras fases da vida. A terceira idade traz uma série de alterações e demandas que podem favorecer a depressão, como o surgimento de outras patologias, a perda de amigos e de entes queridos e o abandono familiar. Assim, é fundamental prestar atenção à saúde do idoso e fornecer uma rede de apoio apropriada, incentivando a participação da família e os cuidados adequados.
Como é o tratamento para a depressão em idosos?
A depressão será tratada de acordo com as possibilidades cognitivas e a gravidade dos sintomas apresentados, sendo que o tratamento deve ser personalizado para as características de cada indivíduo. De uma maneira geral, porém, as principais medidas são:
- o acompanhamento com um psicólogo, para a realização da psicoterapia;
- o acompanhamento com um psiquiatra, para a prescrição de medicações;
- a adaptação das atividades do dia a dia, conforme as possibilidades físicas, mentais e cognitivas do paciente — com a intenção de promover sua autonomia de forma segura;
- a busca por novas atividades de lazer ou de aprendizado, de acordo com os interesses e desejos do paciente;
- a adoção de hábitos saudáveis, inclusive para a vida sexual — já que a sexualidade não deixa de ser importante para a terceira idade;
- a busca pelo apoio da família e pelo convívio social.
Todos esses pontos contribuem para a restauração da qualidade de vida e para novas percepções, controlando os sintomas da depressão e promovendo um envelhecimento saudável.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre os sintomas da depressão em idosos. Estamos à disposição para acolher e ajudar com as demandas desses pacientes. Agende uma consulta conosco!