imagem que representa a logomarca da clinicia am psiquiatria
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Seg a Sexta 08:00 às 17:00

O Transtorno Bipolar é um transtorno psiquiátrico que provoca mudanças no comportamento, levando a pessoa a sofrer de alterações do humor, conhecidas como estados de mania e depressão.

A princípio, não se sabe as causas específicas do Transtorno Bipolar, porém é uma doença multifatorial, possuindo em sua gênese alterações genéticas, neuroquímicas, bem como influências ambientais.

Dentre elas, desequilíbrios hormonais, estresse pós-traumático e disfunções dos neurônios cerebrais, podem estar associadas ao desenvolvimento e manifestação da doença..

Sintomas do Transtorno Bipolar

Os sintomas do Transtorno Bipolar variam conforme o episódio da doença, ou seja, o paciente pode apresentar sintomas depressivos ou maníacos. Por exemplo:

  • Sensação de inutilidade / Sentimento de grandeza;
  • Baixa autoestima / Autoestima elevada;
  • Irritabilidade e explosões de raiva / Explosão de energia;
  • Pensamentos de morte / Pensamentos agitados;
  • Isolamento social / Excesso de sociabilidade.

Contudo, a psiquiatria clínica pode ajudar a pessoa com transtorno bipolar a ter uma vida normal e equilibrada, melhorando inclusive, as relações sociais e profissionais, logo, buscar ajuda é o primeiro passo.

Como se diagnostica o Transtorno Bipolar?

A princípio, recomenda-se que a pessoa que apresenta um ou mais sintomas característicos do Transtorno Bipolar, faça uma visita ou seja levado por alguém de confiança, a um médico psiquiatra.

Já no consultório de psiquiatria, além do relato do paciente, outras perguntas serão realizadas, junto com uma série de exames e testes, que poderão confirmar o diagnóstico do transtorno mental.

Psiquiatria clínica para o Transtorno Bipolar

A princípio, o tratamento mais indicado para o Transtorno Bipolar envolve o uso de medicamentos estabilizadores de humor,  de modo a tratar o foco que causa a diminuição da qualidade de vida do paciente.

Como complemento, inclui-se a terapia familiar, além da psicoeducação, sendo essa última, uma forma de educar o paciente sobre o transtorno bipolar e as possíveis formas de lidar com os sintomas, incentivando-o na motivação para tratamento.

imagem que representa a logomarca do whatsapp